Bem-estar

6 dicas simples para cuidar da saúde no dia a dia!

dicas simples para cuidar da saúde no dia a dia!

Com rotinas cada vez mais cheias e apressadas, muitas vezes acabamos não reservando o tempo necessário para cuidar de nós mesmos e da nossa saúde. 

Essa realidade tem deixado as pessoas cada vez mais estressadas e ansiosas, com impactos negativos tanto à mente quanto ao corpo. 

Portanto, mudar de atitude é fundamental para garantir longevidade e prevenir diversas doenças. 

Pensando nisso, hoje separamos 6 dicas essenciais para que você consiga cuidar da saúde no dia a dia, protegendo a saúde e melhorando a qualidade de vida.

Acompanhe a seguir!

1. Beba a quantidade certa de água

Não é segredo para ninguém que a água é essencial para manter nosso organismo funcionando bem. Porém, não se trata apenas de tomar água, é preciso conferir qual é a quantidade certa para você.

Segundo os nutricionistas, a quantidade mínima de água que alguém precisa tomar todos os dias equivale a 35 ml por quilo de peso por dia.

Para facilitar essa conta, os especialistas orientam uma conta bem simples, que você mesmo pode fazer. Funciona assim: basta multiplicar seu peso corporal por 35. 

Por exemplo, digamos que você pese 50 kg. A conta seria: 50 x 35 = 1.750. 

Ou seja, uma boa quantidade de água para você seria de 1,75 litro por dia. 

Só não se esqueça que esse é o consumo mínimo diário. O ideal é que você esteja acima dessa média, especialmente em dias mais quentes ou com menor umidade, bem como se fizer alguma atividade física que aumente a transpiração.

2. Atenção ao tempo de sono

Outro fator imprescindível para cuidar no dia a dia e ter mais saúde é o sono!

E quando falamos de sono, nos referimos tanto à qualidade como à quantidade. Isso mesmo! É importante dormir bem, mas também na quantidade de horas recomendada.

Afinal, existem processos cerebrais que só ocorrem durante o sono, como organização das memórias e liberação de certos hormônios. E para que isso ocorra de forma adequada, você precisa dar ao seu corpo um tempo suficiente de sono.

Outro fator imprescindível para cuidar no dia a dia e ter mais saúde é o sono!

E quando falamos de sono, nos referimos tanto à qualidade como à quantidade. Isso mesmo! É importante dormir bem, mas também na quantidade de horas recomendada.

Afinal, existem processos cerebrais que só ocorrem durante o sono, como organização das memórias e liberação de certos hormônios. E para que isso ocorra de forma adequada, você precisa dar ao seu corpo um tempo suficiente de sono.

A recomendação mais recente da Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos, aponta os seguintes valores, de acordo com cada faixa etária, pontuando como tempo recomendado, aceitável e insuficiente de sono.

IdadeRecomendadoAceitávelInsuficiente
0 a 3 meses14h a 17h11h a 13hmenos de 11h
4 a 11 meses12h a 15h10h a 11hmenos de 10h
1 a 2 anos11h a 14h9h a 10hmenos de 9h
3 a 5 anos10h a 13h8h a 9hmenos de 8h
6 a 13 anos9h a 11h7h a 8hmenos de 7h
14 a 17 anos8h a 10h7hmenos de 7h
18 a 25 anos7h a 9h6hmenos de 6h
26 a 64 anos7h a 9h6hmenos de 6h
mais de 65 anos7h a 8h5h a 6hmenos de 5h

3. Atividade física na medida certa

Não é mais segredo que manter o corpo em movimento é algo que pode gerar enormes benefícios, tanto físicos quanto mentais.

E os ganhos vão desde uma maior sensação de bem-estar e satisfação, pela liberação dos chamados “hormônios do prazer e da felicidade”, como a endorfina e a serotonina, funcionando até mesmo como aliados na prevenção ou controle de diversas doenças, especialmente as doenças cardiovasculares.

A prática regular de exercícios físicos é vista hoje até mesmo como fator de prevenção para casos de ansiedade e depressão.

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualizou as recomendações de tempo mínimo indicado para prevenir doenças e ter mais saúde, que agora são:

  • De 150 a 300 minutos de atividade física moderada.
  • De 75 a 150 minutos de atividades físicas intensas.

Um dos principais benefícios da atividade física é a prevenção de doenças. Clique para conhecer as principais doenças cardiovasculares e como evitá-las!

4. Alimentar-se bem

 A  alimentação também tem um papel fundamental nos cuidados com a saúde no dia a dia.

Pode até ser uma frase clichê, mas realmente somos aquilo que comemos! Nossos hábitos alimentares refletem diretamente em nossa saúde e em nossa aparência.

E aqui não estamos falando de dietas severas e cheias de restrição, mas sim de procurar manter certo equilíbrio nas escolhas do dia a dia.

É importante que sua alimentação cotidiana inclua diferentes fontes de nutrientes, dentro de suas possibilidades, como:

  • Proteínas saudáveis – Carnes magras, ovos, leite e seus derivados, peixes e aves.
  • Carboidratos complexos – Pães integrais, vegetais cozidos ou no vapor, massas integrais.
  • Gorduras “boas” – Azeite, castanhas, abacate, pasta de amendoim integral.

Isso não significa que, vez ou outra, não se possa comer doces ou frituras, mas o importante é que esses alimentos sejam exceções no dia a dia, não uma regra.

Entre os vários benefícios de uma boa alimentação, o reforço do sistema imunológico é um dos principais. Confira neste artigo uma lista de alimentos que vão ajudar a aumentar sua imunidade!

5. Tenha tempo para você

Mesmo que o dia seja extremamente corrido, tirar um tempo para si mesmo, regularmente, é algo fundamental. E aqui não estamos falando necessariamente de férias ou viagens (o que também é importante).

Estamos nos referindo a momentos – mesmo curtos – programados para fazerem parte de sua rotina, do mesmo modo como o trabalho e o tempo de sono.

E para isso não há uma regra. Seu momento de relaxamento vai depender do tipo de atividade que provoca essa sensação em você, te acalmando e gerando prazer.

Pode ser:

  • Uma saidinha de 15 minutos na hora do almoço, em que você sai do ambiente de trabalho e vai ver gente na rua. Ou mesmo ir para o carro ouvir um pouco de música.
  • Pode ser uma atividade física que te dê prazer (as atividades aeróbicas costumam ser as melhores para liberar hormônios que geram prazer).
  • Pode ser aula de dança.
  • Já pensou em aprender a meditar? Hoje existem até aplicativos que te ensinam como fazer.

O mais importante é reservar um tempo dentro da rotina para fazer algo que você gosta e que te dê prazer, mesmo que seja não fazer nada.

6. Faça consultas e exames regulares

Manter um acompanhamento médico regular é um ponto fundamental para cuidar da saúde no dia a dia, prevenindo doenças e garantindo mais qualidade de vida. 

E as consultas e exames são importantes já desde os primeiros dias de vida do bebê, devendo se manter por toda a vida, se adequando às necessidades de cada fase.

Sabemos que certas doenças têm uma evolução silenciosa, e que somente a avaliação médica e os exames específicos serão capazes de identificar e permitir o tratamento.

Portanto, realizar check-ups e ir ao médico com uma certa frequência é essencial para a manutenção de uma boa saúde. 

Para isso, contar com um bom plano de saúde pode fazer toda diferença. Clique e confira neste artigo os riscos de não ter um plano de saúde!


Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da Geap Autogestão em Saúde!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que também possam se beneficiar dessa leitura. Vamos levar à frente essa corrente de boa informação e cuidado!

Você também pode gostar:

Conheça as frutas que diabéticos não podem comer!

Descubra 4 sinais (claros) de que está na hora de trocar de plano de saúde!


Related posts
Bem-estar

Quais alimentos contêm mais vitamina D?

3 Minutos de Leitura
Quando se fala em aumentar os níveis de vitamina D no organismo, a primeira (e talvez única) maneira que vem à cabeça…
Bem-estar

Tipos de dores de cabeça: sintomas, causas e tratamentos

4 Minutos de Leitura
Dores de cabeça (ou cefaleias) são sintomas comuns, que podem se manifestar em qualquer pessoa, independentemente da idade e por diferentes motivos….
Bem-estar

Alimentos ricos em fibras e os seus benefícios

4 Minutos de Leitura
Para manter a saúde, uma alimentação equilibrada é parte fundamental. Nesse sentido, consumir regularmente alimentos variados é o que vai garantir que…