Alimentos que aumentam a imunidade

O inverno está próximo e, com ele, a temporada de gripes, resfriados e problemas respiratórios em geral. 

Para se proteger dessas doenças e de seus sintomas nada agradáveis, a melhor conduta é fortalecer a proteção do organismo, consumindo alimentos que aumentam a imunidade

O sistema imunológico é um conjunto de diferentes células, tecidos e órgãos que são responsáveis por nos proteger de vírus e bactérias. Mas, caso esteja enfraquecido, não será capaz de cumprir sua função de escudo protetor do nosso organismo.

No artigo de hoje, você vai aprender como reforçar essa proteção natural da sua saúde!

Vamos à leitura!

Como aumentar a imunidade de forma rápida

Adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo excessivo de produtos industrializados e processados, além de ingerir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes são as bases para obter  uma boa imunidade.

Além disso, um dos pontos mais importantes é a qualidade e duração do seu sono. A média ideal defendida pelos especialistas fica entre 6h30 e 8h diárias.

Além disso, a vitamina D também exerce papel fundamental na sua imunidade. E a melhor maneira de aumentar os níveis desse hormônio natural é se expondo ao sol por 15-20 minutos todos os dias. Para obter um maior estímulo, exponha ao sol grandes áreas do corpo, como costas e barriga.

Além disso, inclua na ingestão diária alimentos como açafrão, cebola, alho e própolis. 

Também é possível adquirir as vitaminas necessárias para o fortalecimento do sistema imunológico a partir do consumo de chás, como hibisco, gengibre, romã e maçã com canela.

Frutas que aumentam a imunidade

Entre os alimentos que aumentam a imunidade, as frutas se destacam. Afinal, são gostosas, sempre acessíveis e cheias de nutrientes importantes.

As frutas cítricas, como laranja, acerola, limão, kiwi, morango, abacaxi e maracujá são ricas em vitamina C, além de funcionarem como antioxidantes, terem propriedades anti-inflamatória e facilitarem a absorção de ferro pelo organismo. 

Esses alimentos também são responsáveis por aumentar significativamente a produção de glóbulos brancos, que exercem um papel fundamental em nosso sistema imunológico. 

Existem medicamentos que aumentam a imunidade?

Alguns medicamentos são tidos como benéficos para o fortalecimento do sistema imunológico. Porém, diferentemente dos alimentos que aumentam a imunidade, para os quais existe comprovação científica, não há um consenso entre os médicos de que esses remédios realmente funcionem.

Dentre os mais citados estão:

  • Echinacea purpurea: além de fortalecer a imunidade, também age como cicatrizante, antiviral e antibacteriano.
  • Beta-glucan de saccharomyces: fibras alimentares solúveis, que promovem uma melhor absorção dos nutrientes.
  • Imuno TF: ativa os mecanismos de defesa do organismo, a fim de combater, de forma mais eficiente, os diferentes agentes invasores.
  • Sementes de astrágalo: também ativa as células defensoras do organismo, além de proteger o coração.
  • Extrato de própolis: possui efeitos imunomoduladores e anti-inflamatórios. 

Quais vitaminas aumentam a imunidade?

É possível adquirir as vitaminas necessárias para o fortalecimento do organismo de várias formas, pois há diversos alimentos ricos em cada uma delas.

Alguns exemplos são:

  • Vitamina C: além das frutas cítricas, que mencionamos acima, também é possível obtê-la com o consumo  de vegetais verde-escuros, como brócolis e couve. 
  • Ômega 3: encontrado em peixes, como atum, sardinha e salmão, na linhaça e em outras oleaginosas, além de óleos vegetais e sementes.
  • Zinco: castanhas, cereais integrais, camarão, carne vermelha, feijão, grão-de-bico e chocolate amargo são ótimas fontes dessa vitamina. 
  • Selênio: presente em alimentos como trigo, gema de ovo, arroz, frango, queijo, semente de girassol, farinha de trigo e queijo.
  • Vitamina A: são boas fontes dessa vitamina alimentos como fígado, ovo e óleos de peixes. Também é possível obtê-la por meio do consumo de cenoura, mamão, espinafre, manga, batata-doce e acelga, pois possuem carotenóides, substância que o organismo transforma em vitamina A.
  • Probióticos: iogurte natural, leite fermentado, azeitonas curadas, vinagre de maçã e shoyu são alguns dos alimentos que possuem esses micro-organismos. 
  • Vitamina E: potente antioxidante, essa vitamina fortalece a proteção do organismo contra substâncias tóxicas e radicais livres, e pode ser encontrada em alimentos como amendoim, amêndoa, pistache e óleo de fígado de bacalhau.

É importante ressaltar que, além de incluir o consumo desses alimentos que aumentam a imunidade, você não pode esquecer de consumir uma boa quantidade de água, pois dentre as suas inúmeras funções em nosso organismo, está a de excreção de impurezas e manutenção da temperatura corporal.

Geap Saúde: sempre cuidando da sua saúde

Neste artigo, você pôde conhecer alimentos que aumentam sua imunidade e te ajudam a proteger sua saúde. Esperamos que essas informações sejam um ponto de partida para uma mudança positiva em sua alimentação e, consequentemente, em sua saúde.

Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da Geap Autogestão em Saúde!

Estamos há mais de 75 anos cuidando da saúde dos servidores públicos federais ativos, aposentados, seus familiares e dependentes. Com mais de 320 mil beneficiários e 17 mil prestadores entre clínicas, hospitais e médicos das mais variadas especialidades, a Geap Autogestão em Saúde é uma das mais importantes operadoras de planos de saúde do Brasil.

Além disso, contamos com o serviço de Telemedicina em parceria com a Amparo Saúde, sem coparticipação, independentemente do plano contratado. 

Conheça os planos de saúde que a Geap oferece e tenha acesso ao cuidado e à atenção que você e sua família merecem, com serviços de alta qualidade e um atendimento humanizado.

Quero ser um beneficiário Geap!


Mais Notícias