Pirâmide alimentar atualizada: guia de alimentação saudável – Geap Saúde

Pirâmide alimentar atualizada: guia de alimentação saudável

pirâmide alimentar atualizada

A pirâmide alimentar atualizada serve como um guia para escolher os alimentos. Nela, estão os alimentos que você precisa ter na sua dieta e as quantidades diárias necessárias, recomendadas por número de porções. O modelo é recomendado pelo Ministério de Saúde e deve ser seguido pelos brasileiros, com o objetivo de reduzir doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.

Leia também: Alimentos que aumentam a imunidade

Pirâmide alimentar atualizada: seis grupos básicos

Grupo dos pães, cereais, massas e vegetais C:

Esses alimentos são responsáveis pelo fornecimento da energia para o nosso organismo e, por isso, devem ser consumidos em maior quantidade. O ideal é consumir cerca de 6 a 11 porções por dia. Neste grupo, estão os carboidratos, incluindo também os grãos integrais, como arroz, quinoa e aveia.

Grupo dos vegetais e grupo das frutas:

Esses dois grupos apresentam funções semelhantes. Chamados de alimentos reguladores, eles são muito importantes pois fornecem todas as vitaminas e minerais de que precisamos. Além disso, também são ricos em fibras. Devemos comer de 3 a 5 porções de vegetais e de 2 a 4 porções de frutas todos os dias.

Grupo do leite e derivados:

São importantes fontes de cálcio. Devemos consumir cerca de 2 a 3 porções diárias. Os alimentos desse grupo são os denominados construtores, juntamente com ovos, carnes, feijões e leguminosas.

Grupo das carnes, feijões, ovos e nozes:

O principal nutriente deste grupo é a proteína, essencial para o reparo e construção de todos os tecidos do nosso organismo. Por isso, esses alimentos são chamados de construtores. Prefira as carnes magras, o frango sem pele e o peixe sem couro. O melhor é comer as carnes assadas, cozidas ou grelhadas. O número de porções indicado a cada dia é de 2 a 3.

Grupo dos açúcares e gorduras:

Este grupo fica na parte superior da pirâmide, que é a mais estreita, pois é composto pelos alimentos que devemos consumir em menor quantidade. Não existe indicação do número de porções para este grupo, mas a recomendação de consumo moderado. São denominados alimentos energéticos extra, e devem ser consumidos com moderação.

Nos próximos posts, vamos explicar a importância dos alimentos da Pirâmide para a saúde, o que conta como uma porção e, também, as alterações na Pirâmide Alimentar para diferentes faixas etárias. Fique ligado no site e nas redes sociais da Geap, são diversos os conteúdos que produzimos para contribuir com sua saúde!

*Com informações retiradas do Guia da Alimentação Saudável para a população brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde.

Leia também: Como ajudar uma pessoa com depressão


Mais Notícias