6 maneiras de aliviar dores na coluna!

São diversos os motivos que podem provocar dores nas costas, como posturas ruins, ficar muito tempo sentado, pegar peso de forma inadequada, sedentarismo e até tendências genéticas. 

No entanto, é preciso se atentar às dores que surgem na região torácica (meio das costas) e na parte cervical (região do pescoço), pois não são muito comuns. As dores mais frequentes, e que atingem grande parte da população, se concentram na região lombar. 

Quer aprender a aliviar dores na coluna e saber como identificar o momento de procurar um médico? Acompanhe o artigo até o final. 

Sinais de que sua coluna está inflamada

Antes de tudo, é necessário identificar o tipo, a duração e a intensidade dos sintomas que você (ou alguém próximo) está apresentando. Esses são os principais indícios para saber se você está apresentando um quadro simples, como uma dor muscular, ou se seria algo mais sério, como um processo inflamatório, que precisa de avaliação médica. 

Para isso, alguns sinais podem ser importantes nessa avaliação:

  • Dores frequentes, tanto em repouso, quanto em movimento.

  • Dificuldade para encontrar uma posição confortável.

  • Rigidez muscular, tanto nas costas quanto no pescoço.

  • Redução de movimentos.

  • Fraqueza nos braços ou nas pernas.

  • Sensação de dormência irradiada para ombros ou braços.

  • Dificuldade ou dor ao respirar.

Quer aprender dicas de como reforçar seu sistema imunológico por meio da alimentação? Então não deixe de ler este artigo:

Alimentos que aumentam a imunidade!


Como aliviar dores na coluna

Dependendo do tipo de dor que você esteja apresentando, conforme os sintomas que listamos acima, você pode recorrer a medidas caseiras para buscar um alívio da dor e das limitações de movimento, ou pode ser o caso de procurar ajuda profissional.

Soluções caseiras

Dentre as soluções caseiras para aliviar dores na coluna, pode-se destacar:

  • Invista em alongamentos: a prática de realizar alongamentos costuma ser uma das formas mais eficientes, tanto para prevenir as dores nas costas (e em todo o corpo) quanto para acelerar a recuperação.

  • Utilize compressas mornas: quando você está com um quadro de dor, é normal que a região fique tensa e contraída. E isso gera ainda mais dor. O uso de compressas mornas relaxa a tensão e ajuda a aliviar os sintomas. Só evite o uso de compressas frias, pois elas tendem a aumentar a tensão.

  • Adote posturas confortáveis para a coluna: é importante descobrir em quais posições você fica mais confortável e consegue relaxar a musculatura. Em geral, deitar-se de costas com as pernas apoiadas num banco ou cadeira costuma ajudar. 

  • Massagens costumam ajudar: massagens suaves são importantes aliadas para ajudar a relaxar a musculatura das costas e para desfazer pontos de tensão e dor. Caso seja possível, realize massagens durante um banho com água morna.

  • Tente relaxar: o excesso de estresse e ansiedade costumam levar a uma maior tensão de todo o corpo, inclusive muscular. Encontre maneiras de reduzir o estresse, buscando atividades prazerosas e relaxantes, além de encontrar formas que gerem menos desgaste no dia a dia.

  • Use relaxantes musculares: caso a tensão muscular seja maior, limitando os movimentos, você pode recorrer ao uso de medicações analgésicas e relaxantes musculares. Apenas confira a bula para checar se você não apresenta alguma intolerância à medicação.

Quando procurar um médico

Ao perceber que as tentativas para aliviar dores na coluna não funcionam, que o desconforto persiste, que a enfermidade está atrapalhando a realização de tarefas diárias comuns ou que está associada a outros sintomas, é hora de procurar um médico.

Essa recomendação é ainda mais importante, caso as dores se localizem na parte mais central das costas ou no pescoço, e não se trate de um torcicolo.

Também é necessário se atentar ao surgimento de dor na região lombar sem causa aparente e de forma repentina, especialmente em pessoas idosas, pois pode indicar sinais de osteoporose.

Os médicos que tratam as dores na coluna são o ortopedista ou o neurocirurgião. Esses especialistas farão a avaliação do seu caso e, provavelmente solicitarão exames para um diagnóstico mais preciso. 

Como manter sua coluna saudável

Apesar de todos os cuidados e dicas listados acima para melhorar os sintomas, o ideal é tentar evitar que as dores ocorram. Para isso:

  • Invista em um melhor condicionamento físico e reforço muscular, praticando exercícios regulares, especialmente musculação e/ou pilates.

  • Evite permanecer horas sentado. Faça pausas para se movimentar e se alongar.

  • Atente-se a sua postura, principalmente ao carregar peso. Esse cuidado vale também para a posição do pescoço ao usar o computador ou o celular.

  • Avalie a qualidade e a consistência do seu colchão.

  • Ao se abaixar, dobre os joelhos para não forçar a coluna.

Dores na coluna: esteja em dia com seus cuidados médicos!

Além de todas as formas de aliviar as dores na coluna ou mesmo de evitá-las, como vimos acima, é importante que você esteja em dia com seu acompanhamento médico. E isso vale para todas as idades:

  • No caso de crianças, ao perceber alguma alteração de curvatura, é importante que os pais busquem uma avaliação precoce para evitar a progressão.
  • No caso dos adultos, a orientação médica para as atividades físicas, e os exames de imagem podem garantir segurança e proteção contra lesões e problemas mais sérios.
  • No caso dos idosos, possíveis desgastes nas articulações ou o risco de osteoporose precisam ser acompanhados de perto por um profissional.

Para isso, contar com a cobertura de um bom plano de saúde é fundamental para tornar mais acessível e regular esse acompanhamento médico, bem como a realização dos exames necessários.

Nesse sentido, a GEAP Saúde oferece diversas opções de planos para servidores públicos, com uma ampla rede credenciada e diversos tipos de cobertura. Certamente uma de nossas opções é exatamente o que você precisa e procura!

Leia também: A importância da saúde mental no trabalho

Quero ser um beneficiário Geap!


Mais Notícias