Bem-estar

Alimentos ricos em fibras e os seus benefícios

Alimentos ricos em fibras e os seus benefícios

Para manter a saúde, uma alimentação equilibrada é parte fundamental. Nesse sentido, consumir regularmente alimentos variados é o que vai garantir que seu organismo receba todos os nutrientes de que precisa para se manter saudável.

Assim como o ferro é essencial na produção de células vermelhas, a vitamina C no fortalecimento do sistema imunológico, as fibras também têm uma importância fundamental para a saúde. E engana-se quem pensa que sua única função é fazer o intestino funcionar bem. 

Neste artigo você vai conhecer informações valiosas sobre os alimentos ricos em fibras, seus benefícios, como ter uma dieta mais rica nesses carboidratos e aprender qual o consumo diário recomendado.

Boa leitura!

Quais frutas têm mais fibra?

Ao falar de alimentos ricos em fibras e os seus benefícios, é impossível não destacar as frutas, pois elas são a principal fonte desse carboidrato. Mas, antes de seguir para esse tópico, você deve estar se perguntando “Por que eu devo comer fibras?

O consumo adequado de fibras é importante não só para manter a saúde do intestino, já que elas também atuam diretamente na prevenção de outras doenças, como a obesidade e o diabetes. 

Isso acontece porque as fibras ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos, reduzindo a absorção de gordura pelo organismo.

Outros benefícios do consumo de fibras são:

  • Combatem a prisão de ventre, pois aceleram o trânsito intestinal.
  • Aumentam a sensação de saciedade, ajudando na perda de peso.
  • Eliminam toxinas do organismo, equilibrando o pH do intestino.
  • Mantêm a saúde da flora intestinal.

E para obter todos esses benefícios, aumentar o consumo de frutas no dia a dia é o caminho mais fácil. Dentre as que mais possuem fibras, podemos destacar o caqui, o abacate, a goiaba, o jambo e o tamarindo.

Das frutas mais comuns e mais fáceis de se encontrar na feira e no mercado, podemos mencionar o maracujá, a banana, a manga, o mamão, a pera e a maçã com casca.

Para aproveitar os benefícios das fibras, é necessário consumi-las todos os dias

Como ter mais fibras na dieta

Agora que você já conhece alguns alimentos ricos em fibras, vamos falar sobre como inseri-los de forma adequada em sua dieta. 

Primeiramente, é importante ressaltar que, ao inserir esses alimentos na dieta, o consumo diário de água também deve aumentar por  dois  motivos principais:

  • A água hidrata a fibra, fazendo-a aumentar de volume, trazendo uma maior sensação de saciedade.
  • Com um maior consumo de fibras e baixo consumo de água, pode haver um efeito contrário ao desejado, causando mais prisão de ventre.

Para aumentar o consumo de fibras, uma dica importante é inserir alimentos crus e com casca, no que se refere a frutas e vegetais. Inclua também grãos, sementes, cereais e leguminosas, como lentilha, castanhas, ervilha, feijão e granola em pelo menos uma refeição do seu dia.

Ainda com relação às frutas, prefira comê-las in natura do que em forma de sucos ou polpas. Esse processamento retira muito das fibras.

Evite também os alimentos refinados, como farinha de trigo, pão, biscoito e arroz. Prefira as versões integrais.

Como dica final, caso você realmente esteja precisando de mais fibra em sua dieta, converse com um nutricionista sobre o uso do Psyllium, uma fibra solúvel extraída da planta Plantago Ovata. Essa é uma das principais fontes de fibra disponíveis na natureza.

Quantas gramas de fibras devo comer por dia?

A recomendação é de que um adulto consuma diariamente de 25 a 38 gramas de fibra. Caso sua ingestão atual esteja muito abaixo do recomendado, é aconselhado que tente fazer o aumento de forma gradativa

Isso porque o sistema digestivo não digere as fibras. Na verdade, elas cumprem seu papel e são eliminadas pelas fezes. Portanto, é necessário que seu intestino se acostume com o aumento do trânsito. 

Também é recomendado que o consumo não seja exagerado, pois consumir fibras em excesso pode causar reações adversas, como inchaço abdominal, gases, cólicas, além de interferir na absorção de outros nutrientes pelo organismo.

Veja como cuidar da saúde no dia a dia com 8 dicas simples!

E para aproveitar bem os alimentos ricos em fibras e os seus benefícios, é essencial manter uma alimentação equilibrada, composta por boas fontes de macronutrientes, como proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.

Geap Saúde: sempre pensando no seu bem-estar!

Neste artigo, você pôde conhecer os principais alimentos ricos em fibras, bem como seus benefícios para a saúde. Esperamos que isso sirva de incentivo para que você inclua esses alimentos importantes em sua dieta.

Proteger a saúde das pessoas é uma das razões de ser da Geap Autogestão em Saúde!

Estamos há mais de 75 anos cuidando da saúde dos servidores públicos, seus familiares e dependentes. Com mais de 300 mil beneficiários e 17 mil prestadores, entre clínicas, hospitais e profissionais de saúde das mais variadas especialidades, a Geap Autogestão é uma das mais importantes operadoras de planos de saúde do Brasil.

Conheça os planos de saúde que a Geap oferece e tenha acesso ao cuidado e à atenção que você e sua família merecem, com serviços de alta qualidade e um atendimento humanizado.

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP! 

Related posts
Bem-estar

Sangramento fora do período menstrual: entenda o que pode ser

5 Minutos de Leitura
Sangramentos fora do período menstrual podem ocorrer por vários motivos: desde uma simples troca de anticoncepcional, passando por lesões no colo do…
Bem-estar

Cuidar da saúde no dia a dia: 8 dicas simples

6 Minutos de Leitura
Com rotinas cada vez mais cheias e apressadas, muitas vezes acabamos não reservando o tempo necessário para cuidar de nós mesmos e…
Bem-estar

Quais alimentos contêm mais vitamina D?

3 Minutos de Leitura
Quando se fala em aumentar os níveis de vitamina D no organismo, a primeira (e talvez única) maneira que vem à cabeça…