Notícias

Conheça os benefícios do alongamento
A+ A-

A prática do alongamento não é só para quem faz exercícios físicos, deve ser regular até mesmo por pessoas sedentárias. Esse exercício é voltado para o ganho da flexibilidade por meio do estiramento das fibras musculares. Com isso, ocorre o afastamento do músculo de um ponto ao outro, com o objetivo de dar mais agilidade e aumentar a amplitude do movimento muscular e da elasticidade

O estiramento das fibras musculares previne lesões, como torcicolos e cãibras. Para quem apresenta dores na coluna e pescoço, por exemplo, a prática regular do alongamento é essencial para amenizá-las. Além disso, o alongamento estimula o cérebro a liberar serotonina, o hormônio da felicidade, que proporciona a sensação de bem-estar e cujo desregulamento pode gerar ansiedade e depressão.

É importante destacar que todos os movimentos devem ser feitos dentro do limite pessoal de cada um. O esforço extremo pode causar lesões, o contrário do que é esperado. Uma dica é praticar sempre antes de dormir, para descansar com o corpo relaxado e os níveis de serotonina lá em cima.

O alongamento pode ser feito na sua própria casa e se tornar um hábito relaxante para eliminar o estresse do dia-a-dia.

*** Ascom com informações do Ministério da Saúde

Publicação GEAP/ASCOM - 21/05/2019