Notícias

Quando e como realizar a higienização bucal da criança? Confira dicas
A+ A-

Uma pergunta simples, mas que muitas mamães têm dúvida: quando e como realizar a higienização bucal da criança? A Geap separou algumas dicas que podem ajudar a responder essa questão.

Segundo o Ministério da Saúde, a higiene bucal deve ser estimulada desde o nascimento do bebê para que se tenha uma rotina de limpeza desde a infância. Sugere-se uso de panos (fraldas) ou gazes esterilizados umidificados com água filtrada morna para higienizar a boca do bebê. Deve-se passar o pano/gaze com cuidado e suavidade em toda a boca do bebê para remover excessos de leite.

Assim que o primeiro dente aparecer, deve-se iniciar a higienização com escova de dente, introduzindo-a aos poucos para o bebê se acostumar. A escova deve ser de acordo com a idade do bebê, sempre macia e pequena.

Caso faça uso de mamadeira, é muito importante nunca deixar o bebê dormir sem realizar a higiene bucal (neste caso pode-se ainda utilizar panos/gazes ou dedeiras de silicone). A escovação deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia. É bom que o bebê/criança segure a escova e queira escovar os próprios dentes. Este hábito deve ser estimulado, pois faz com que elas criem uma rotina de higiene bucal desde cedo. Indica-se, portanto, que a mãe ou responsável deixe a criança realizar a escovação sem pasta, e que após isso, realize a higiene bucal correta com pasta de dente.

No caso de pessoas com deficiências, devem ser seguidas as mesmas orientações quanto à higiene oral. Nas crianças, os pais devem sempre ser os principais responsáveis pela realização da higiene bucal efetiva. Cuidados são necessários para que a criança não engula pasta de dente. Vale salientar a importância da busca pelo serviço odontológico, tanto para controle periódico quanto para crianças nas quais é muito difícil realizar a higiene bucal em casa. Além disso, existem dentistas especializados em Atendimento Odontológico a Pessoas com Necessidades Especiais, para os quais são encaminhadas as crianças com deficiência quando elas necessitam de muitas intervenções, ou quando não permitem a intervenção por um dentista clínico geral.

A Geap acompanha o crescimento e desenvolvimento dos beneficiários de 0 a 18 anos por meio de assistência realizada por equipe multiprofissional. Os serviços dentro dos programas são isentos de coparticipação. Além disso, oferece planos com assistência odontológica. Quer saber mais? Acesse o link Planos de Saúde em nosso site ou fale com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 728 8300.

* Ascom com informações do Ministério da Saúde

Publicação GEAP/ASCOM - 10/9/2018